Página inicial | Notícias culturais | Enciclopédia | Jequitinhonha - Minas Gerais - Brasil

Jequitinhonha - Minas Gerais - Brasil

Tamanho da fonte: Aumentar Texto Diminuir Texto
Diário do Jequi Reprodução: lucasespeto - Casa de Dona Pepe

Cidade Histórica do Vale do Jequitinhonha, tem o melhor e mais tradicional Carnaval da Região, com sua economia voltada para a agropecuária e turismo. Tem em seu município a Reserva Natural da Mata Escura, protegida pelo seu povo e por lei federal.
Jequitinhonha é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 22.986 habitantes. 

Exibir mapa ampliado

História
As terras do atual município de Jequitinhonha estiveram ligadas, durante o século XVIII, à antiga Comarca do Serro Frio, e depois ao município de Minas Novas.

O povoado que deu origem à atual cidade surgiu no ano de 1811, pelo Alferes Julião Fernandes Leão Taboca.

O topônimo Jequitinhonha é de origem indígena e tem o significado de rio largo e cheio de peixes.

Seus habitantes primitivos foram os índios Machacalis.

A sede municipal de Jequitinhonha conserva até hoje algumas construções do século passado, mas o conjunto representativo teve início neste século, com casas nos estilos colonial, neoclássico e eclético.

Geografia
O município de Jequitinhonha, com uma área de 3.526 km e população de 22.855 habitantes, sendo 16.837 na zona urbana e 7.357 na zona rural, situa-se no nordeste do Estado de Minas Gerais e está inserido na região denominada Vale do Jequitinhonha, precisamente no Baixo Jequitinhonha, onde participa, juntamente com outros municípios da AMBAJ (Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha).

Fica localizada a 685 km de Belo Horizonte, às margens do rio Jequitinhonha. As principais fontes de economia são pecuária de corte e agricultura de subsistência.

Hidrografia
O Rio Jequitinhonha com a beleza de sua extensão, bem como sua praia, sempre atraiu banhistas de toda a região e capital, principalmente nos carnavais. Contando ainda com a Mata Escura, uma grande reserva biológica.

Cultura
Na cultura, Jequitinhonha possui uma ampla e rica cultura, contando com poetas, músicos e artesãos de grandes habilidades artísticas. As festas mais famosas são o carnaval, aniversário da cidade e as tradicionais festas juninas.

Turismo
No lazer, contamos hoje com os clubes AABB, ASDERJE e Clube Campestre que proporcionam aos moradores e visitantes momentos de diversão. Temos também um Estádio de futebol, o Mineirinho e um Ginásio Poliesportivo que oferecem aos desportistas um espaço para prática de diversas modalidades esportivas. Dentre as praças, destaca-se a Praça Virgem da Lapa ( Pça. da Matriz), Praça da Bandeira no bairro Unicampo, Praça Padre Emereciano e a Praça do bairro Alvorada. Em épocas festivas como carnaval a cidade se torna muito atrativa reunindo inúmeras pessoas de toda a parte do estado e do estado vizinho (Bahia). Aquantidade de pessoas que visitam a cidade em épocas festivas é muito grande, chegando mais que o dobro da propria população urbana. Pois se algum dia você quiser conhecer uma cultura diferente, está mais que recomendado conhecer esse lugarejo que tem pessoas com uma grande receptividade para com qualquer pessoa. A cidade desde já está com as portas abertas para a visita de todos de qualquer parte do brasil.

A feira livre acontece na quarta, sexta-feira e aos sábados, onde moradores da zona rural expõem seus produtos, como: mandioca, farinha, goma, milho, doces, hortaliças, verduras, frutas e produtos artesanais: panela e potes de barro, colher de pau, peneira, cestos.

Educação
Na educação, Jequitinhonha possui 09 escolas na rede estadual e 37 na rede municipal, sendo 35 destas na zona rural atendendo alunos do ensino fundamental e 13 escolas de ensino infantil e creches. Possuímos também uma biblioteca pública municipal que conta com um acervo bibliográfico e literário que muito tem ajudado a alunos e leitores de um modo geral em suas pesquisas e leituras.

Na comunicação o município é beneficiado com agência de correios e telégrafos, acesso à internet com velocidade razoável, com destaque para o site: www.jequinet.com.br, que trás informações sobre a cidade e fotos dos eventos que acontecem em Jequitinhonha, escritório da TELEMAR, recepção do sinal de telefonia celular (Telemig Celular, Claro, TIM), canais de TV, uma emissora de rádio AM legalizada, com programações diversas e com mais três rádios comunitárias FM, que não são legalizadas.

Saúde
A saúde do município de Jequitinhonha é contemplada com 01 (um) Hospital São Miguel de Jequitinhonha, uma Policlínica Municipal com atendimento médico e odontológico, 08 (oito) postos de saúde e algumas clínicas particulares.

É importante destacar que apesar de grandes dificuldades e lutas, Jequitinhonha desponta com suas grandes riquezas históricas e naturais, tornando-se uma cidade bastante atrativa para os seus turistas.

Economia
Em suas atividades econômicas destaca-se principalmente o comércio, a agricultura a fruticultura dando ênfase ao plantio de banana e a pecuária.

Possui um aeroporto, quatro agências bancárias, hospital, postos de saúde, campo de futebol iluminado, três hotéis, assistência técnica em aparelhos eletrônicos (Eletrônica Souza),loja de materias de construção e marmoraria com grande quantidade de marmores e granitos(JV Allen), três clubes de lazer, parque de exposição, quadra poliesportiva, correios, junta militar, escolas públicas e particulares, o Jornal Informativo Jequitinhonha, a Rádio Santa Cruz, 16.705 eleitores, o Instituto Educacional de Jequitinhonha, Instituto Pirâmide, a ACAJE - Associação Comercial de Jequitinhonha, o Sindicato dos Trablhadores e Produtores Rurais.

O Vale do Jequitinhonha tem um alto potencial energético, uma grande fertilidade no seu solo, extensas plantações de eucalipto e elevada produção de frutas. É um grande pólo fruticultor privado, com investimento em alta tecnologia de irrigação (por microaspersão), com o cultivo de quatrocentos hectares de bananeiras irrigadas, coordenados por um grupo de fruticultores que criaram a ASPFIJE (Associação dos Produtores de Fruticultura Irrigada de Jequitinhonha/Minas Gerais). A produção da associação é comercializada nos grandes centros consumidores do Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, dentre outras cidades.

Em Jequitinhonha há também uma ativa produção de coco anão, mangas, produção de cachaça(aguardente de cana), produção de mel de abelhas, dentre outras culturas, como também, um setor pecuário bastante desenvolvido.

Para incrementar o progresso e recuperar a economia do município, a ASPFIJE montou com recursos próprios o maior polo de irrigação privado do estado de Minas Gerais, gerando mais de quatrocentos empregos diretos e mil empregos indiretos.

Afora essas condições, a cidade de Jequitinhonha, especialmente, possui um rico casario edificado no início do século vinte, que se caracteriza por um conjunto arquitetônico eclético de rara beleza e esplêndida harmonia. No território do município, nas imediações do Povoado do Caju encontra-se ainda inexplorado um rico sítio rupestre. Recentemente grande parte do território do município, situado na margem esquerda do Rio Jequitinhonha foi declarada pelo Governo Federal como área de utilidade pública para fins de implantação da Reserva Florestal da Mata Escura, intocado pedaço da Mata Atlântica, com mais de 50.000 hectares. Essa reserva abriga uma rica fauna e se constitui na segunda concentração de floresta de pau-brasil ainda existente no País.

Na àrea de atendimento há carências sociais.

Na região há duas ONG's: a Associação dos Colaborades em Prol da Cidade de Jequitinhonha e o Instituto Cultural Dona Mercedes que tem o objetivo de incentivar as manifestações culturais da localidade e contribuir para a melhoria das condições de vida da população carente. Essas instituições têm o escopo de interagir com órgãos de apoio para o desenvolvimento de iniciativas que possam contribuir para a melhoria das condições de vida dos carentes; desenvolver métodos e ações para estimular a compreensão da arte, tanto do passado como do presente; promover atividades de divulgação e preservação da cultura região do baixo Jequitinhonha; promover pesquisas, estudos e ações em conjunto com univeridades públicas e privadas e demais entidades do terceiro setor. Para isso essas duas ONG's já têm em efetiva implantação projetos firmados com a Universidade Federal de Minas Gerais e com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, com o objetivo de valorização do cojunto arquitetônico da cidade, a criação e implantação de uma Casa de Cultura e a revitalização de espaços públicos de relevante valor histórico.

Jequitinhonha, conta com um artesanato muito rico dentre os artesãos destacam-se D. Selma Quaresma, ganhadora de vários premios e artista plástica muito prestigiada.

16° 26' 02" S 41° 00' 10" O16° 26' 02" S 41° 00' 10" O
Estado Minas Gerais
Mesorregião Jequitinhonha
Microrregião Almenara

Distância até a capital 582 quilômetros
Características geográficas
Área 3.517,529 km²
População 23.982 hab. cont. IBGE/2007
Densidade 6,5 hab./km²

Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,668 PNUD/2000
PIB R$ 53.321.160,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 2.321,54 IBGE/2003

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Add para: Add to your del.icio.us del.icio.us | Digg this story Digg

Comentários (0 postado):

Postar comentário comment

Mídia da matéria
Reprodução:  Carlos A. Paiva - Casa Wander Reprodução: lucasespeto - Casa de Dona Pepe Reprodução: criscarey - Rio Jequitinhonha Reprodução: carlosthomas - Praia de Jequitinhonha Reprodução: BARBOSA.BARBOSA Reprodução:  lucasespeto - A Famosa Casinha Reprodução: BARBOSA.BARBOSA Reprodução:  Vinícius Antonio
Avaliar matéria
2.90
  • email Enviar a um amigo
  • print Para imprimir
  • Plain text Texto simples
Notícias
Ler Notícia

Itamarandiba-Minas Gerais-Brasil.

Conheça Itamarandiba.
Ler Notícia

Jequitinhonha - Minas Gerais - Brasil

Cidade Histórica do Vale do Jequitinhonha, tem o melhor e mais tradicional Carnaval da Região, com sua economia voltada para a agropecuária e turismo. Tem
Ler Notícia

Jordânia - Minas Gerais - Brasil

Jordânia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Ler Notícia

Capelinha - Minas Gerais - Brasil

Conheça Capelinha - MG
Ler Notícia

Araçuaí - Minas Gerais - Brasil

O Município de Araçuaí está localizado no Nordeste de Minas Gerais , no Médio Jequitinhonha, a uma distância de 678 Km de Belo Horizonte. Sua
Ler Notícia

Pedra Azul - Minas Gerais - Brasil

Cidade do estado de Minas Gerais, situada no vale do rio Jequitinhonha e em 2007 o IBGE estima a sua população em com população em
Ler Notícia

Diamantina - Minas Gerais - Brasil

Diamantina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 44.238 habitantes. É a terra natal do ex-presidente
Ler Notícia

Rio Jequitinhonha

O nome do rio Jequitinhonha se originou do nome da cidade e o termo, na linguagem indígena